Dúvidas: Unha postiça faz mal?

By

Existe uma divergência muito grande de opiniões no tocante ao uso de unhas postiças…
Há quem use de vez em quando, há quem use quando as unhas quebram, há quem use todos os dias e não abre mão.
Tentando esclarecer um pouco mais sobre o assunto, achei melhor dividir o post em partes, assim fica mais fácil de cada menina encontrar a classificação das próprias unhas e ver se acha praticável. Dito isso, vamos em frente!

COMO VOCÊ VAI FIXAR/RETIRAR AS UNHAS?

Existem várias formas de colocar unhas artificiais que são usadas por aí. Tem as unhas em gel, as de cerâmica, as adesivas, as que você fixa com cola especial para unhas, que geralmente vem acompanhando o pacote, e etc. Além disso, algumas pessoas tendem a usar produtos que não devem ser, de forma alguma, considerados na hora de mexer com esse tipo de coisa.

  • Unhas em Gel ou de Porcelana – São colocadas em salões especializados, e feitas por um profissional de confiança. Isso vale para a colocação e para a retirada, pois nenhum desses procedimentos deve ser feito em casa. Ter unhas de acrigel ou porcelana é como platinar o cabelo: demanda cuidado e investimento financeiro, pois não se pode confiar em qualquer profissional e a unha que está por baixo fica ligeiramente mais fragilizada que no início do procedimento.
  • Unhas adesivas/autocolantes – Não causam qualquer tipo de malefício, mas costumam durar bem pouco, pois o adesivo vai perdendo o poder de fixação conforme as louças e os banhos vão se passando.
  • Unhas com cola – Colas feitas especificamente para unhas artificiais podem ser retiradas quando se mergulha a ponta dos dedos em acetona, mas muitas pessoas tendem a simplesmente puxar dos dedos, fazendo desse jeito com que a cola puxe uma “folha” da unha, deixando-a cada vez mais fina e frágil. O modo com que se retira esse tipo de cola é essencial para que as unhas não sofram.
  • Unhas coladas com Super Bonder – Muita gente que usa cola especial para as unhas percebe que elas tem o cheiro muito similar à Super Bonder, e na falta da cola correta, usam a alternativa caseira. Mas o problema com ela não é o cheiro ou o modo de retirar (que seria muito semelhante ao modo descrito acima), e sim seus componentes químicos, que podem causar inclusive problemas no fígado. Então evitem ao máximo o uso desse tipo de fixador, porque não é o indicado e isso pode trazer problemas de saúde graves.

COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ VAI USAR?

A frequência é muito importante também quando estamos falando de unhas postiças, pois quanto mais tempo elas passam por cima das nossas unhas naturais, mais estas útimas ficam fragilizadas, mais finas e mais propensas a quebras, lascas, etc.

  • Usar para sempre – Há quem use unhas artificiais há muitos e muitos anos, por ter unhas naturais fracas, que não conseguem se manter fortes e acabam quebrando, muitas vezes na carne, causando muita dor. Não existe problema nisso, desde que a pessoa seja consciente de que existem muitos produtos que poderiam ajudá-la a ter unhas muito mais fortes e saudáveis, e que esse costume de usar sempre não só demanda dinheiro e um bom profissional, mas que as unhas não ficarão mais fortes com o tempo, e que ela será dependente desse processo, pois ele fragiliza as unhas naturais.
  • Usar por poucos dias – Muitas noivas colocam unhas artificiais para o casamento e viagem de lua-de-mel. Nenhum processo é tão forte que vá estragar as unhas naturais da pessoa se ela fez isso apenas uma vez e por pouco tempo (mas mesmo assim, vá ao salão fazer a retirada se for Acrigel ou Porcelana). Nesse tipo de situação pode usar tranquilamente, pois o estrago seria provocado mais pelo uso contínuo ou de um fixador de má qualidade, como a Super Bonder, ou por tentar arrancar as unhas artificiais por si só, não levando em consideração os modos corretor de retirada para cada procedimento.

COMO SÃO SUAS UNHAS NATURAIS?

O estado das nossas unhas naturais tem grande reflexo no resultado da colocação.

  • Unhas fortes e saudáveis – Se sua unha quebrou no dia da festa, ou se você queria unhas mais compridas para uma ocasião específica, ou até esperar que elas cresçam de novo, e você seguir corretamente os passos citados acima de colocação e retirada, é bem pouco provável que note qualquer tipo de diferença em suas unhas.
  • Unhas fracas, que descamam com facilidade – Mesmo respeitados todos os procedimentos, a unha artificial mais recomendada para este tipo de unha natural são as auto colantes, que não causam mal nenhum, e não oferecem qualquer tipo de risco à usuária. São bonitas, podem ser pintadas, e ao retirar, não há risco algum.

Espero ter podido ajudá-las nas escolhas =D
Se surgirem dúvidas, vou fazendo update deste post

Bolha - Tsuki Mini

Anúncios