3Free x Hipoalergênico

By

Muitas meninas chamam esmalte 3Free de esmalte Hipoalergênico, e na verdade isso é um erro muito grande. São dois termos completamente diferentes, e a idéia do post de hoje é explicar pra vocês as diferenças entre os dois termos…falarei só dos termos e não da alergia, porque o De Mão em Mão conta com uma postagem só para alergia, que pode ser lida clicando AQUI.

3Free

O esmalte 3Free é o esmalte que não contém os 3 compostos que são os maiores causadores de alergia, que são:

* Formaldeído
Também conhecido como metanal ou Aldeído Fórmico, é a resina de importância secundária na formação do filme do esmalte.  É responsável pelo brilho e aderência. Pode ser encontrado também em desodorantes antitranspirantes, então cuidado.

* Tolueno
Vocês devem conhecer esse menino pelo nome carinhoso que ele ganhou anos atrás – Cola de Sapateiro. Claro que não era só ele o componente, mas era o componente vital das colas de sapateiro. Hoje em dia já há essas colas no Brasil sem Toluol. Nos nossos vidrinhos, ele serve como solvente para manter o esmalte sempre “molhadinho”

* DBP
Dibutyl Phtalate, Dibutil Ftalato ou Ftalato de Dibutila – Ele é o responsável pelo esmalte ser “flexível”, ou seja: que ele não fique com aquele aspecto quebradiço, permitindo que a unha se dobre um pouquinho, sem ele parecer que quebrou na superfície.

Como a taxa de meninas com alergia a essas produtos é muito alta, há os esmaltes 3Free, que por não possuírem esses produtos, não dão alergia a essas pessoas. Mas alguns, por exemplo, não contém Formaldeído, mas contém resina de formaldeído, então é sempre bom tomar cuidado, e ler bem os componentes do esmalte antes de levá-lo para casa. Para quem tem alergia a Formol, o ideal mesmo é procurar esmaltes hamados de 4Free (que também não contém a resina de formaldeído)

É um termo não reconhecido pela Anvisa, por ser apenas uma característica, como cor ou aroma de um produto.

Hipoalergênico

É um termo aceito pela Anvisa, sob algumas condições. Quando se fala em cosméticos, a partir do momento em que uma marca resolve caracterizar seu produto como Hipoalergênico, a Anvisa exige uma série enorme de testes nos quais o produto não pode falhar para que ele seja aprovado para ser comercializado sob o título de Hipoalergênico.

Como cada pessoa tem uma diferente reação a cada tipo de produto cada qual tendo uma reação mais pronunciada a um determinado componente, outra coisa importante a ser ressaltada é que não necessariamente porque é hipo que não dá alergia nunca, em nenhuma pessoa. Algumas pessoas chamam essas esmaltes de Anti-Alérgicos, mas isso é o mesmo que dizer que coca Zero ajuda a emagrecer. Anti Alérgico é aquele remédio que você toma para cortar uma reação alérgica, portanto nenhum cosmético pode levar esse nome.

Na verdade o hipoalergênico é feito de forma a minimizar de forma razoável a probabilidade de reações alérgicas ao esmalte. Mas ele dá alergia em menos pessoas do que os 3Free, afinal eles não contém uma série ainda maior de substâncias…as substâncias a mais a serem retiradas dependem da marca, mas mesmo assim, tem menos substâncias passíveis de alergia que os 3Free. Um produto hipo não isenta de alergia, mas colabora fortemente para que esta não ocorra.

Espero ter resolvido algumas coisas que vi por aí.
Se tiverem alguma dúvida, podem colocar nos comentários e farei o melhor para respondê-las com o respaldo de um dermatologista.

Bolha - Tsuki Mini

Anúncios