Conceituando: Outubro Rosa

By

Que nós estamos em Outubro, tudo mundo sabe. Que é Outubro Rosa, todo mundo também sabe. Mas será que todo mundo sabe o que significa esse movimento? Como ele começou e qual objetivo?

É fato que hoje em dia, muitas pessoas entram e apoiam movimentos sem ao menos se informar sobre o mesmo e na realidade não sabem muita coisa sobre o que estão se envolvendo. Por isso a titia Raíssa vai deixar um conceito sobre o Outubro Rosa aqui!

“Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.”

outubro_rosa_flyer

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Conhecendo o movimento agora vamos falar sobre o motivo pelo qual ele existe.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Como prevenir

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: Praticar atividade física regularmente;Alimentar-se de forma saudável;
 Manter o peso corporal adequado;Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; Amamentar.

SintomasDurante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Mamografia

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Detecção precoce

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Fontes: Wikipédia, INCA, Ministério da Sáude

Então gatinhas, mão na massa né! Vamos nos conscientizar!

Beijos no ❤ de vocês!!

Bolha - Raíssa

 

.

Anúncios