Depois dum post sobre um produto que foi confundido com super cola por causa da falta de termos decentes, e de uma bronca da Bianca, achamos melhor que houvesse um dicionário de termos aqui no blog. Essa página será atualizada com frequência.

A

Aqua Base – Produto de uma marca chamada Nfu Oh. É usada para acentuar o efeito holográfico dos esmaltes que possuem esse tipo de acabamento.

B

Base Coat – É a base. Aquela que usamos antes de passar o esmalte.

Blurple – É o nome que damos quando um esmalte não se define entre zul e roxo (Azul – Blue + Roxo – Purple = Blurple).

Bonder – É um produto da marca Orly, que foi feito para que as unhas fiquem segurando o esmalte por mais tempo. Por favor, não confundam Bonder com Super Bonder (a cola).

Borda Livre – É aquilo que a gente chama de “branquinho da unha”. Quando dizemos que um esmalte não cobre a borda livre da unha, é porque ele é meio transparente e não “fechou a cor” com as camadas que usamos nas fotos.

C

Cerinhas – São produtos específicos para hidratação das unhas. Existem cerinhas de inúmeras marcas, todas com a mesma finalidade. Alguns posts podem ser encontrados no blog falando sobre cerinhas de diversas marcas distintas.

D

Dupe – Um dupe nada mais é que um esmalte igual a outro. Acontece muitas vezes de marcas nacionais ou mesmo importadas mais baratas lançarem esmaltes que são idênticos a outros, então os chamamos de dupes.

E

E.D.V. – Esmalte da Vez. Depende do blog pra ver especificamente o uso desse termo. Alguns usam apenas como “o que estou usando agora”, e outros usam como “Esmalte que está bombando e todo mundo quer”. Nós simplesmente não usamos =D.

E.D.S – Esmalte da Semana. Mesmo propósito do termo acima, mas usado em blogs nos quais as meninas mostram o esmalte favorito que usaram durante a semana, ou no caso de alguns blogs, meninas que pintam as unhas uma vez por semana apenas, e mostram no blog.

F

Francesinha – Unhas pintadas com tom neutro, com a borda livre (ver borda livre) pintada com esmalte branco. É usada há anos por pessoas com unhas curtinhas para parecer que as unhas estão maiores do que realmente estão. Não existe francesinha colorida. O nome disso é Inglesinha.

Filha única – Pintar uma única unha com uma cor diferente ou mesmo efeito diferente.

G

Gêmeas – Quando você pinta duas unhas quaisquer que estejam lado a lado com uma (ou mais) cor (es) que seja diferente da cor usada nas três unhas restantes da mão.

I

Indie Polish – Esmalte caseiro. Na verdade se chama esmalte caseiro, mas é uma mistura. É uma mistura de glitters prontos, com uma base que é comprada feita. Não é feita em um laboratório caseiro, só é misturado em casa a fim de criar cores exclusivas, fazer um dupe de outro esmalte, e por aí vai.

Inglesinha – Quando se pinta só a borda livre (ver borda livre) da unha com qualquer cor, que não seja branco (sim, pois branco é francesinha).

L

Lencinhos – São lencinhos com removedor de esmalte ao invés de acetona. Existem de várias marcas e referências a eles também podem ser encontradas no blog, pois falamos de diversas marcas de lencinhos aqui.

M

Marble – Unhas feitas com efeito marmorizado. É obtido através de uma técnica na qual se utiliza água para criar efeitos no esmalte para misturar várias cores e obter desenhos exclusivos.

N

Nail Art – É o nome que se dá quando você faz uma “arte” nas unhas, um desenho normalmente. Tem quem considere adesivos, caviar e pelúcia Nail Art, e tem gente que só considera Nail Art quando é um desenho mesmo.

NOTD – Nail of the Day. Unha do Dia.

NOTW – Nail of the Week. Unha da semana. Não usamos nem este nem o termo acima para designar nenhum post nosso.

Nude – Esmalte com cor de pele. Quando uma pessoa diz “esse é meu nude” quer dizer que ela achou o esmalte perfeitamente neutro em combinação com seu tom de pele.

R

Release – Fotos que a empresa manda para divulgar as futuras cores e coleções. Geralmente as imagens do release acompanham uma descrição do produto, mostrando as inspirações daquelas cores.

Roxinho – Extra brilho de cor roxa. Normalmente são os que deixam o esmalte com o brilho mais bonito, mas como são roxos, acabam mudando a cor do esmalte de baixo se este for muito claro. Várias marcas possuem extra brilhos transparentes, mas a maioria está se jogando nos roxinhos.

S

Sanduíche de Glitter – É quando a pessoa passa um esmalte como base, um esmalte de glitter, e depois outro esmalte por cima do esmalte de glitter.

Swatches – Sua função é que as pessoas vejam como os esmaltes ficam nas unhas. Alguns blogs usam unhas artificiais. Aqui só usamos unhas naturais. O problema ocm isso é que se quebramos, vocês ficam semanas sem ver posts sobre esmaltes e vendo apenas reviews de produtos, o que afinal nem é tão ruim, certo? XD.

T

Top Coat – Assim como Base Coat é a camada usada de base, Top Coat é o finalizador do esmalte, a camada que vai por cima do esmalte. Normalmente o que as pessoas usam como top coat no Brasil é o extra brilho de secagem rápida, mas top coat não significa extra brilho. Ele pode ser um top coat extra brilho, top coat de secagem rápida, top coat matte e por aí vai indo.

U

Unhas Gêmeas – É o mesmo que “Gêmeas”. É quando você pinta duas unhas quaisquer que estejam lado a lado com cores diferentes das 3 unhas restantes.